sábado, 17 de novembro de 2012

ASPECTO GEOGRAFICO

Localização:  Com 4.106,4 km2 de extensão territorial o municpio de Almas está localizado no Sudeste do Estado, sua sede municipal tem como coordenadas geograficas, 11º34’25” de latitude sul, 47º10’33” longitude oeste; a sede municipal tem como altitude 397 metros acima do nivel do mar. A distancia de Palmas é de 300 Km, por estradas totalmente asfaltadas.

O municpio de Almas está localizado na Meso-Região Oriental do Tocantins e integra, dentro da mesma, Micro-Região de Dianópolis, para a formulação e implantação das politicas, programas e projetos de desenvolvimento regional a Secretaria Estadual do Planejamento e Meio Ambiente-SEPLAN, inclui o municipio dentro da area programa Região XV-Dianópolis.

Limite:

A cidade de Almas limita-se ao Norte: Ponte Alta do Tocantins, Norte Nordeste: Mateiro; Nordeste: Rio da Conceição; Leste: Porto Alegre do Tocantins; Sudeste: Dianópolis; Sul: Conceição do Tocantins; Sudoeste a Oeste: Natividade; Noroeste: Pindorama do Tocantins. Engloba os povoados de Sobradinho (45 km da sede) e Povoado Barra Nova (71 Km da sede).

Clima:

O clima presominante no municipio está dividido em duas faixas climaticas. A regionalização climatica foi realizada adotando-se o metodo de Thornthwaite, considerando os indices representativos de unidade, aridez e eficiencia (evapotranspiração potencial), derivadas diretamente da precipitaçao da temperatura dos demais elementos resultantes do balanço hidrico de Thornthwite-Mather.

Na porção de territorio que ocupa a parte leste do municipio, aproximadamente 20% da area municipal, o clima predominante é o CidA’a’ clima subumido, seco com moderada deficiencia hidrica no inverno, evapotranspiração potencial media de 1.300 mm, distrinuindo-se no verão em torno de 360 mm ao longo dos três meses consecutivos com temperaturas mais elevadas.

Na parte oeste, em aproximadamente 80% da area municipal, predomina o clima C2wA’a’ clima umido subumido, com moderada deficiencia hidrica no inverno, evapotranspiração potencial apresentada, uma variação média anual de 1.500 mm, distribuindo no verão em torno de 420 mm ao longo dos tres meses consecutivos com temperaturas mais elevadas.

Pluviosidade:

A distribuição sazonal das precipitações pluviais está bem caracterizada acusando, no ano, dois periodos: a estação chuvosa entre os meses de outubro a abril e uma estação seca nos meses de maio a setembro, a precipitação media anual varia entre 1.300 e 1.500 mm.

Relevo:

A porção setentrional do municpio possui um relevo bastante acidentado caracterizado pelas formações da Serra da Batista, a qual apresenta altitudes que variam entre 500 m aproximadamente, 938 m no ponto culminante, na parte sul do municipio o relevo apresenta feições mais onduladas com altitudes variando entre 400 m e 500 m, aproximadamente.


Hidrografia:

O municipio está relativamente servido de recursos hidricos, faz parte do Sistema Hidrografico do Rio Tocantins atraves da Bacia do Rio Manoel Alves, o Rio das Balsas serve de limite natural da divisa do norte, o Rio Manoel Alves é o limite natural em parte da divisa a leste, alem desses dois importantes rios, outros rios e ribeirões de caudais menores banham as terras municipais nos quatros cantos cardeais. Dentre eles vale citar o Rio do Peixe, o Rio do Peixinho, Ribeirão Preguiça, o Ribeirão Trairas e o Ribeirão São Pedro.

Vegetação:

A cobertura vegetal mais caracteristica do municipio é o cerrado, com predominancia de vegetação xeromorfa, a fisionomia é muito variavel, surgindo, ocasionalmente, especies arboreas de 08 a 12 metros de autura, bem proximas uma das outras com aspecto florestal, ao mesmo tempo em outras areas apresenta arvores e arvoritas de 02 a 03 metros de autura, compondo estrado bastante esparso.

Entre dois extremos, observa-se uma gama variada de organizações quanto ao porte e densidade normal, a formação apresenta fisionomia peculiar, pouco densa, sendo os individuos de tronco tortuosos, coberto por casca espessa e fendilhada, de engalhamentos baixos e retorcidos com capas assimetricas, folhas grandes e grossas, algumas coreaceas, de caules e ramos encortiçados, com ausencias de espinhos, bem como de epifitas, e lianas.

Solos e Aptidão Agricola:

Na analise de solos feita na escala 1:2.000.000 destaca-se que na parte sul do municipio, em aproximadamente 50% da area municipal predominam os solos litólicos, ao longo da parte oeste na parte setentrional as areas quartzosas tem predominancia, aparecendo porem, uma area de solos concrecionarios. É possivel que outros tipos de solos existam no municipio, porem na escala utilizada aparece somente a classe de solos predominantes.

Predominancia de áreas com declives suaves (declive igual ou inferior 95%), nos quais, na maior parte dos solos, o escoamento é lento ou medio, o declive por si só não impede ou dificulta o trabalho de qualquer tipo de maquina agricola mais usual. A erosão hidirca não favorece maiores problemas. A potencialidade do uso da terra no municipio, predomina a região fitoecologica de cerrado, areas para culturas de ciclos curtos e longos e/ou pecuaria intensiva.

Nenhum comentário: