sábado, 17 de novembro de 2012

Cultura: Jiquitaia

JIQUITAIA: A Jiquitaia é uma dança proveniente dos escravos, cuja historia tem raízes em Almas, formando parte precisa da identidade cultural de seu povo. Um misto de festa do Divino Espírito Santo, sussia e ritmo de tambores com cantorias bem entoadas, a dança faz simulações de toques às vezes íntimos ou simulações de uma operação “mata insetos” pelo corpo. Assim é dança do grupo Jiquitaia de danças típicas de Almas, que já realizou apresentações em varias cidades brasileiras, dentre as quais Teresina Capital do Piauí, por ocasião do 26º encontro Nacional de Folguedos do Piauí, em Palmas e outras cidades, sempre alcançando sucesso de critica e de publico.

Formado pelos alunos do colégio Estadual Dr Abner Araújo Pacini, o grupo já realizou sobre o comando do Professor Arinestino Rosa de Oliveira diretor do Colégio, um trabalho de resgate da identidade cultural da cidade de Almas, já esteve presente durante o Espaço Brasil na França em Paris mostrando um pouco da cultura almense para os franceses no ano de 2005, todo grupo é formado por adolescente, hoje o grupo está sobre o comando da Diretora Marizete Cardoso de Souza Freitas, está passando por uma reformulação, o grupo é composto por quinze pessoas divididos entre dançarinos e músicos.

O QUE É A JIQUITAIA: A Jiquitaia é uma dança cultural Sussia da região de Almas, que iniciou-se com a historia da escravidão no Brasil, pois havia uma ligação muito forte dos santos da igreja, principalmente no aculturamento religioso, sobre tudo dos indígenas e dos escravos, dentro dessa cultura existia uma revelação muito forte com o Divino Espírito Santo, tanto que o primeiro festeiro da região foi Bernardo Homem, que foi considerado o fundador do Arraial onde hoje está localizada a cidade de Almas, ele trouxe consigo varias imagens e a cultura do giro da folia da Europa, mas precisamente de Portugal.

Nos momentos de descanso do oficio dos cânticos da religiosidade, eram inseridas algumas danças que tinham como principio não tocar nas pessoas, principalmente no sexo oposto. E para amenizar eles começavam a dançar em volta das fogueiras , algumas danças em que as mulheres comandavam eram tocadas, aconteciam até insinuações, mas não o toque propriamente dito. Surgiu então a sussia que é dançada em volta da fogueira.

Dentro dessa mesma linha conta-se que a jiquitaia nasceu dentro das senzalas, no momento que os escravos iam dormir, deixando fragmentos de comidas dentro dos aposentos e às vezes eram atacados por uma formiguinha vermelha que tem uma picada muito dolorida e que atacavam em grupo, que são as formigas jiquitaia. Às vezes muitos cansados tentavam se livrar dos ataques das formigas, e isso virava um tipo de brincadeira para o dia seguinte, e quando estavam tocando atabaques nos finais de semana, perceberam que aquilo “dava samba”. Então os escravos começavam as danças e simulações as reações dos ataques das formigas, daí começou a Jiquitaia como dança. Contudo ela é um segmento da Sússia, ou seja, danças que não há toques, mas si simulações. A jiquitaia assim como a Sússia, são danças típicas de Almas e do Sudeste do Tocantins.

Nenhum comentário: