sábado, 17 de novembro de 2012

Projeto Tamborá

O Projeto TAMBORÁ surgiu em 1994, visando conciliar atividades econômicas com a preservação ambiental. Anteriormente, as atividades desempenhadas localmente, eram quase que 100% dependentes de queimadas e pesca predatória e a quantidade e variedade de peixes nos rios da região era mínima. Foi justamente visando reverter este quadro que surgiu o Projeto TAMBORÁ, que desde seu início participa ativamente do crescimento sócio-econômico de sua região.

O Projeto Tamborá surgiu em 1994, com a elaboração do projeto de piscicultura nas Fazendas TAMBORÁ, após extensos estudos realizados por Biólogos. Tais estudos constataram que as condições da região eram próprias para a atividade, devido a seu clima e a qualidade excepcional de suas águas.

Apos muito estudo, planejamento e trabalho duro , chegou-se ao formato atual, com técnicas desenvolvidas exclusivamente para a obtenção de produtos de altíssima qualidade e extremamente saborosos. As Fazendas Tamborá possuem hoje uma área de 500 hectares de espelho d'água produtivas, com uma grande capacidade de expansão.

A produção atual está em torno de 200 toneladas / mês, o que torna o Projeto Tamborá um dos maiores pólos de piscicultura da América do Sul.
Visando também o mercado externo, A Tamborá está em processo de implantação do programa HACCP, conhecido no Brasil como APPCC (análises de perigos e pontos críticos de controle).

Outros passos a serem dados são a filetagem do tambaqui / tambacu visando a comercialização de filets e costelinhas, que deverão ser disponibilizados ao consumidor ate o final de 2004. A produção de cortes condimentados, como filets, empanados e hambúrgueres, e o aumento da capacidade de produção são as metas para o ano de 2005.

Participação em Eventos

A Tamborá participou em maio da Seafood, em Bruxelas, uma das maiores feiras de pescados do mundo. Os produtos Tamborá foram expostos no stand da SEAP - Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca. A Tamborá também participou da Seafood em São Paulo - SP. A Tamborá esteve presente na ABRAS de 13 a 16 de setembro, no stand da SEAP e também no stand do Governo do Estado do Tocantins. A Tamborá Apoiou a segunda semana do peixe, de 20 a 26 de setembro, onde realizou diversas promoções, visando a divulgação e incentivos para o aumento de consumo de peixes no Brasil.


Programa de Qualidade

A Tamborá mantem um rigoroso programa de controle de qualidade, garantindo um excelente produto a seus consumidores. Além disso, a os produtos Tamborá são fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura - SIF, sendo registrados sob o número SIF 2882.

A Tamborá busca constantemente estar a frente em assuntos como saúde e bem estar de nossos consumidores, investindo cada vez mais no aperfeiçoamento de técnicas que levem a produtos cada vez mais saudáveis e saborosos. A Tamborá possui frota própria de caminhões frigoríficos para o escoamento de sua produção, garantindo a alta qualidade de seus produtos desde a origem ao ponto de venda.


Ecologia

A Tamborá mantém um programa ecológico pioneiro. Seus lagos são especialmente adaptados à piscicultura, utilizando água das chuvas, não comprometendo os recursos hídricos da região. A pureza dos lagos é obtida através de técnicas naturais e há um intenso controle biológico, de modo a manter o bom desenvolvimento e a perfeita saúde dos animais. Desde seu início, a Tamborá utiliza alevinos rigorosamente selecionados, frutos da parceria mantida junto a Agropecuária São Paulo, que vem se destacando pelo pioneirismo e altíssima qualidade de seus produtos, com matrizes especialmente desenvolvidas para a obtenção dos melhores resultados.

Nenhum comentário: